Welcome, Guest
Username Password: Remember me

Inscrição consular
(1 viewing) (1) Guest
  • Page:
  • 1
  • 2

TOPIC: Inscrição consular

Inscrição consular 4 years, 3 months ago #224

• Pedro N
  • Fresh Member
Inscrição consular

Os portugueses residentes no estrangeiro devem proceder ao seu registo ou inscrição no Consulado de Portugal, pois é necessário para a obtenção de qualquer documento.
A inscrição é um acto consular, pelo qual a identificação dos cidadãos nacionais fica a constar nos arquivos do posto consular em cuja área de jurisdição fixaram residência ou se encontram ocasionalmente.
Só poderá ser efectuada mediante a apresentação de B.I. válido de cidadão nacional.
No acto da inscrição é exigida a presença do cidadão nacional a inscrever.
Exceptuam-se os menores de 10 anos, os quais podem ser inscritos a pedido dos seus legais representantes, que têm que estar presentes, desde que seja produzida prova bastante de que os menores se encontram na área de jurisdição do posto consular.

O registo consular é comprovado por cédula ou certificado de inscrição ou por averbamento no passaportedo interessado. A cédula é válida por cinco anos.
A inscrição consular só pode ser feita se o interessado tiver nacionalidade portuguesa.
Documentos a apresentar:
- Bilhete de Identidade.
- Passaporte (não obrigatório).
- 1 fotografia tipo passe, actualizada e a cores.
- Cédula Pessoal, certidão de nascimento válida ou certificado de nacionalidade, emitidos pelos Serviços competentes portugueses, para os menores de 10 anos que não possuam Bilhete de Identidade.
OBS.: Quando o impetrante não possua o B.I. válido poderá ser feita uma inscrição consular provisória mediante a apresentação de passaporte nacional válido.
Neste caso não poderão ser emitidos documentos para os quais seja necessário a apresentação de B.I.
Para mais informacoes visitem: www.secomunidades.pt/dublin/
Last Edit: 3 months ago by Pedro Jorge.

Re:Inscrição consular 3 years, 5 months ago #1038

Essencial e uma das primeiras coisas a fazer assim que aterrar. Certo? E antes de viajar, é necessária alguma burocracia? Legislação é algo fora do meu sistema solar.

Re:Inscrição consular 3 years, 5 months ago #1039

• Fomos ...
  • Senior Member
AlexandraRodrigues wrote:
Essencial e uma das primeiras coisas a fazer assim que aterrar. Certo? E antes de viajar, é necessária alguma burocracia? Legislação é algo fora do meu sistema solar.

Estou ca' faz 2 anos e meio e ainda nao me registei. Nao penso que seja essencial.

Tambem pelo que sei acho que nao e' necessario tratar de nenhuma burocracia em Portugal - embora talvez convenha pedir aquele cartao de saude da seguranca social para quem viaja na UE. DPodera' dar jeito ate' estar registada aqui com PPS.

Re:Inscrição consular 3 years, 5 months ago #1043

Olá !

O registo consular é necessário mais que nada para poder tratar do BI ou Passaporte e tb para poder votar desde aqui.

Assim que chegares trata do PPS, no Welfare.

Sobre o e-111(para poder ter assistencia medica na união europeia) será melhor trazer desde Portugal...mas depois podes pedir aqui um...foi o que fiz( + a familia).

bbye

Re:Inscrição consular 3 years, 5 months ago #1044

Fomos e Adolfo, muito obrigado!

Re:Inscrição consular 3 years, 5 months ago #1045

Ola,

uma coisa que eu nao sabia e descobri este ano, é que temos que mudar a morada fiscal nas financas em Portugal para a irlanda e nomear um representante fiscal que receberá todas as cartas das financas a partir de entao....

Cumprimentos

Re:Inscrição consular 3 years, 5 months ago #1046

• Fomos ...
  • Senior Member
Interessante, isso nao sabia. Tens certeza? E dara' para fazer isso via internet?

ana_c wrote:
Ola,

uma coisa que eu nao sabia e descobri este ano, é que temos que mudar a morada fiscal nas financas em Portugal para a irlanda e nomear um representante fiscal que receberá todas as cartas das financas a partir de entao....

Cumprimentos

Re:Inscrição consular 3 years, 5 months ago #1048

"Sobre o e-111(para poder ter assistencia medica na união europeia)"
??

Surgiu-me aqui uma questão. É que eu sou terrivelmente asmática, e para evitar dissabores, gostava de saber como agir em relação ao sistema de saúde. Sei que ao viajar na comunidade europeia devemos ter o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), um documento que assegura a prestação de cuidados de saúde. Mas temos que nos registar em alguma identidade?

Fomos,
quanto às finanças, eu não sei a resposta a essa pergunta, mas podes consultar o site das finanças www.dgci.min-financas.pt/pt ou o Portal do cidadão www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt, que tem a opção de alteração de morada fiscal.
  • Page:
  • 1
  • 2
Time to create page: 0.19 seconds