Welcome, Guest
Username Password: Remember me
  • Page:
  • 1

TOPIC: O Gaeltacht

O Gaeltacht 3 years, 11 months ago #541

Desde que estou aqui pela Irlanda tenho-me admirado com a forma como as pessoas em Dublin ignoram a lingua irlandesa e tenho procurado informacoes sobre os locais onde a lingua irlandesa e' predominante, o chamado "Gaeltacht".

Alguem me sabe dizer onde ficam os "Gaeltacht" e como e' que se pode chegar la'?

Re:O Gaeltacht 3 years, 11 months ago #542

A Wikipedia tem resposta para tudo...
Last Edit: 3 years, 11 months ago by Antonio Mota.

Re:O Gaeltacht 3 years, 11 months ago #543

• Fomos ...
  • Senior Member
Ia por o link da Wikipedia quando vi que o Mota se antecipou

Sao na maioria condados aqui do lado Oeste, salvo erro por serem o sitio para onde os ingleses "empurravam" os irlandeses quando a ilha estava sob o jugo britanico.

Re:O Gaeltacht 3 years, 11 months ago #545

Pois... mas nao me parece que de Dublin haja transporte para essas zonas.

Re:O Gaeltacht 3 years, 11 months ago #546

• Fomos ...
  • Senior Member
"The Galway Gaeltacht has a population of 40,052 and represents 47% of total Gaeltacht population. The Galway Gaeltacht encompasses a geographical area of 1,225 km². This represents 26% of total Gaeltacht land area. The largest settlement areas are An Spidéal and An Cheathrú Rua. An Cheathrú Rua is located 48 km west of Galway City, An Spidéal is located 19 km west of Galway City."

Existem autocarros e comboios de Dublin para Galway, 1 por hora salvo erro.

Re:O Gaeltacht 3 years, 11 months ago #555

Sim, eu sei que existe transporte para Galway e ate' ja' la' estive, mas o Gaeltacht nao e' exactamente na cidade de Galway.

Re:O Gaeltacht 3 years, 8 months ago #732

• MifPT
  • Senior Member
Pedro:

Também tenho o mesmo problema.
O que te aconselho é apanhares uns DVDs de Gaélico ou juntar-te a um "discussion group" que normalmente se reunem em bibliotecas para falar entre eles...

Cumprimentos
Miguel Ferreira
MifPT
  • Page:
  • 1
Time to create page: 0.17 seconds