Welcome, Guest
Username Password: Remember me

Guia de Emigração
(1 viewing) (1) Guest
  • Page:
  • 1
  • 2

TOPIC: Guia de Emigração

Guia de Emigração 4 years ago #372

Bem amigos, como estou na onda de me mudar, estive a recolher informação, e pensei em disponibilizar aqui para também eu ajudar ao crescimento do fórum e de toda a comunidade. Como tive como referência alguns sites na net, posso não estar totalmente correcto, por isso, alguma coisa que esteja mal, digam...

PPS Number, o que é?

O PPS (Personal Public Server) é o cartão de contribuinte/BI, para o acesso a serviços públicos, benefícios do estado e informação. O estado utiliza o PPS para nos identificar. Para se pedir um PPS é preciso ter residência quer seja, por hotel, arrendamento ou partilha de quartos.

Onde o posso obter?

Para obter o PPS, têm que se dirigir à Social Welfare Office local, ou seja na zona onde estão a viver.

Que documentos preciso?

Precisam de preencher um formulário, terem o Passaport/BI, e um documento comprovativo da morada, quer seja uma conta da luz, telefone, ou contracto de arrendamento. No caso de partilha de quartos, precisam de levar o comprovativo de morada e uma folha assinada por quem paga o arrendamento a dizer que vivem naquela morada.

Quanto tempo demora?

O PPS number é normalmente emitido dentro de uma semana, mas se tiverem urgência, podem se dirigir no dia seguinte ao preenchimento, que eles arranjam na hora.

Sistema Bancário

Os bancos normalmente funcionam entre as 10:00 da manha ás 16:00 da tarde, alguns bancos á terça-feira fecham ás 17:00 da tarde.

Posso abrir uma conta?

Podes e deves se estiveres empregado. Já que é preciso uma conta para te depositarem o salário. No início enquanto não abrirem conta, podem sempre falar com o patrão, e combinar depositar numa conta em Portugal, ou então receberem em dinheiro.

Que documentos preciso?

Para abrir é necessário preencher um formulário e ter o Passport/BI, o PPS number, referências do patrão ou o contrato de emprego.

Quais as limitações?

Muito bem, têm a conta aberta, neste período, é vos fornecido um cartão ATM, este cartão só funciona na Irlanda, só podem levantar dinheiro com ele nas caixas ATM, e não o podem usar para pagamentos (compras, etc…).

Mas e então, o Laser, Visa, e o MasterCard?

Para vos ser fornecido um cartão destes é preciso provarem que são “bons clientes”, o banco é que decide perante as vossas boas intenções, se têm relações criminais, etc…
Este período são normalmente 6 meses, o que quer dizer que se tiverem de fazer compras ou pagamentos, ou levantam dinheiro ou pagam com cartões de Portugal.
É importante referir que alguns bancos durante este período inicial de 6 meses não deixam transferir dinheiro de fora da Irlanda.

Qual devo pedir?

Bem o Laser é o cartão mais indicado, claro que depende de pessoa para pessoa, o Laser pode ser usado internacionalmente, não pagando qualquer tipo de taxa na zona euro.
Pode ser usado para levantamentos, pagamentos etc…

Bancos mais conhecidos!

AIB
Bank of Ireland
Permanent tsb
Ulster Bank
Anglo Irish Bank
ACCBank
ICS
IIB Bank
Bank of Scotland Ireland
Irish Nationwide
First Active
EBS

Operadores de telemóveis

Bem neste momento existem 4 operadores de telemóveis, a Vodafone, a O2, Meteor, e a 3. Inicialmente podem comprar cartões pré-pagos (carregamentos), mas para poderem usar planos de assinatura, precisam de mostrar o estado dos ultimos 3 meses da vossa conta bancária.
[b]

Impostos?

Bem, como todos sabemos, todo o ganho está sujeito a impostos, o imposto sobre o ganho, é deduzido do nosso salário pelo nosso empregador em nome das finanças.
Aqui na Irlanda, é conhecido como PAYE (pay as you earn). O montante de impostos que temos que pagar depende do ganho bruto, e das nossas circunstâncias pessoais. Existe também uma série de regalias e Tax credits que ajudam a reduzir o montante de impostos a pagar.

Tax rates and the standard rate cut-off point?

Como já disse, o montante de impostos depende do ganho bruto, e também das ciscunstancias pessoais, aqui fica as taxas para 2008:

Existem duas taxas, 20% e 41% em quatro situações possiveis;

1.Solteiro:

Para ganhos até €35,400 bruto/ano é cobrado 20% de imposto.

Para ganhos superiores a €35,400 bruto/ano, é cobrado 20% aos €35,400, o montante em excesso é cobrado a 41%.

2.Casado, mas só um dos dois é que trabalha:

Para ganhos até €44,400 bruto/ano é cobrado 20% de imposto.

Para ganhos superiores a €44,400 bruto/ano, é cobrado 20% aos €44,400, o montante em excesso é cobrado a 41%.

3.Casado, e as duas pessoas trabalham:

Para ganhos até €70,800 bruto/ano é cobrado 20% de imposto.

Para ganhos superiores a €70,800 bruto/ano, é cobrado 20% aos €70,800, o montante em excesso é cobrado a 41%.

4. É Pai ou Mãe, e está sozinho/a a tomar conta de um filho sem a ajuda do outro parceiro/a.

Para ganhos até €39,400 bruto/ano é cobrado 20% de imposto.

Para ganhos superiores a €39,400 bruto/ano, é cobrado 20% aos €39,400, o montante em excesso é cobrado a 41%.

Tax allowances?

Os Tax allowances reduzem o total de impostos a pagar, o montante que o tax allowance irá reduzir os impostos depende da taxa de imposto. Isto porque o tax allowance é subtraído ao ganho bruto antes de serem cobrados os impostos.

Exemplo: têm um tax allowance de €200, e a taxa de imposto referente ao vosso ganho bruto anual é de 20%, €200 x 20% = €40, ou seja já pagam menos €40 de impostos.

Tax Credits?

Os tax credits reduzem o montante de impostos a pagar, funcionam de maneira diferente dos tax allowances, já que são deduzidos no final, ao imposto bruto a pagar.
Quero dizer com isto que se tiverem um tax credit de €200, este valor irá ser subtraído ao valor do imposto bruto.
Terão direito a varios tax credits dependendo das circunstâncias pessoais. Aqui ficam alguns tax credits pessoais para o ano de 2008:

Single Person (Solteiro) = €1,830
Married Person (Casado/a) = €3,660
PAYE tax credit = €1,830

Para saberem mais sobre os tax credits e regalias poderam visitar:
www.revenue.ie/index.htm?/leaflets/it1.htm
ou
www.revenue.ie/index.htm?/revguide/charts.htm

Rent Relief/Tax Credit (renda)

Bem se estiveremos a pagar renda sobre uma casa/quarto/apartamento etc… privado, ou seja, estamos a pagar a alguém que é dono da casa, temos direito a um tax credit sobre a renda, para pessoas solteiras com menos de 55 anos, o standard máximo de renda são €2,000, que vai ser multiplicado pelo imposto standard do nosso ordenado, ou seja para menos de €35,400 bruto/ano, o standard é 20% de imposto, o que dá:
€2,000 x 20%=€400 ano.

O que quer dizer que o máximo que podem ir buscar vai até 400€.

Para terem direito a estes crédito, têm que preencher mais um formulário, com os dados do inquilino, quanto pagam e as facturas:

www.revenue.ie/forms/rent1.pdf

Pay Related Social Insurance (PRSI)?

Todos os empregados e empregadores na Irlanda (maiores de 16 anos) pagam contribuições de segurança social (PRSI) ao Ireland's national Social Insurance Fund. Este método de contribuições de segurança social assegura futuramente custos de tratamento de saúde, pensões, e outros pagamentos de bens sociais. Quanto ao que se paga de PRSI depende do vosso ganho mensal.

Para saberem o que pagam de PRSI visitem:
www.citizensinformation.ie/categories/so...al-insurance-classes

O PRSI é calculado numa base semanal sobre o rendimento bruto menos quaisquer isenções pertinentes, para perceberem melhor vejam o exemplo.

Adicionalmente, os empregadores contribuem também com 10,75% no total, em nosso nome. Com estas contribuições pagas por um certo período de tempo, teremos certos direitos como por exemplo, subsídio de desemprego, maternidade, saúde e segurança, benefícios de dentista, etc…

Empregados a ganhar menos de €352 por semana, não pagam contribuição PRSI, nem contribuição de saúde, mas têm na mesma os direitos como os pagadores. Mas quando o ganho ultrapassa os €352 por semana, já pagam.

Como já disse, além de pagar a segurança social, também se paga uma contribuição de saúde, taxada a 2,0% do ganho bruto até €100,100, e 2,5% acima de €100,100. A contribuição de saúde vai para o Department of Health and Children, para o fundo de serviços de saúde na Irlanda.

Para saber mais aqui:

Imposto de emergência?

Bem se ainda não tiverem o PPS, ou o formulário (Form P45) referente ao emprego antigo (na Irlanda claro), o empregador será obrigado a pagar um imposto de emergência que a partir do 2 mês de trabalho irá aumentando progressivamente, traduzindo num menor salário claro. Penso que depois de terem o PPS a agencia de impostos retorna o valor a mais creditado do imposto de emergência.

Começar a trabalhar!

É importante que desde o início os impostos sejam tratados da melhor maneira, e assegurar que o empregador deduz o correcto montante.

Para que isso aconteça é preciso:

1 - Dar ao empregador o nosso PPS number.

2 - Pedir um certificado Tax Credits. Para isso é preciso preencher o formulário (Form 12A application for a certificate of tax credits and standard rate cut-off point), podem pedir ao empregador.

ou então no seguinte site:
www.revenue.ie/forms/form12a.pdf

É recomendado tratar disto tudo antes de receberem o primeiro salário, senão é vos creditado um imposto de imergência que por sinal é bem mais puxado que o imposto normal.

Vamos dar um exemplo agora;

A Joana é solteira e recebe €28,000 bruto ao ano.

1. O ordenado da Joana está sujeito á taxa de 20%

logo:
€28,000 * 20% = €5,600 de imposto bruto

2. Ela tem direito aos seguintes Tax Credits:

Solteira=€1,830
Empregada=€1,830
Renda= €400
Sindicato=€70

Crédito total=€4,130

3. PRSI:

Como a Joana recebe por semana mais de €352, tem de pagar o PRSI e a contribuição de saúde.

€127 * 52=€6,640 / ano
€28,000 - €6,640 = €21,360 * 4% = €854.4 / ano

Contribuição de saúde:
€28,000 * 2% = €560 / ano

4. Cálculo Final

Imposto a pagar:

€5,600 de imposto bruto - €4,130 de Tax Credits = €1,470 de imposto liquido;

€28,000 - €1,470 - €854.4 - €560 = €25,115 de salário liquido.

Calculadora Online (2008)

www.ireland.com/focus/budget2008/calculator/

Bem, espero que consigam compreender, esmerei-me bastante nisto... lol
cumprimentos
Last Edit: 3 years, 4 months ago by Pedro Jorge.

Re:Guia de Emigração 4 years ago #373

• Pedro Jorge
  • Portal Administrator
Muito bom,isto era o que faltava no forum!! E confirmo que esta' actualizado!!
Web hosting and domain registration
Create your website Today
www.Webclo.com

Re:Guia de Emigração 4 years ago #374

• condez
  • Fresh Member
Algumas dúvidas:

1- A limitação dos 6 meses parece-me bastante incomodo. Sempre que for ao "supermercado" tenho que levar antecipadamente dinheiro comigo para pagar algo que não sei bem quanto vai custar. O mesmo se passa para compra de roupa, cinema, almoços/jantares, etc...
Haverá alguma forma de contornar essa limitação? De convencer o banco a fornecernos o cartão Laser ou algum que permita efectuar pagamentos/compras?

2- Mediante a vossa experiência, de todos os bancos referidos quais os que se apresentam como uma boa escolha? E porquê?

3- Se percebi correctamente, apenas podemos ter PPS após termos emprego. Estou certo?

Aproveito para deixar os parabens ao "machado.user" pela iniciativa.

Re:Guia de Emigração 4 years ago #376

Pode-se ter o PPS mesmo antes de estar empregado. Eu ja' pedi o meu e infelizmente ainda nao arranjei emprego (quando sera' que o vou arranjar?). A conta bancaria so' me arrisco a abri-la quando tiver emprego pois de outra forma posso-me estar a dar ao trabalho de abrir uma conta e ter o azar de nao chegar a fazer uso dela por nao ter conseguido arranjar emprego e ter de voltar a Portugal por ja' nao ter mais como viver por ca' na Irlanda.

Re:Guia de Emigração 4 years ago #378

• Pedro Jorge
  • Portal Administrator
a questao do banco passou-se comigo mas so no Bank of Ireland, mas apos 3 meses fui ao meu balcao e pedi um laser que ate funciona como o multibanco sem limitacoes, e nao me colocaram qualquer questao, mas claro eu ja tinha a conta a funcionar com os ordenados, pois ja tava a trabalhar.Mas quando abri no AIB.ie deram me logo o cartao laser,apos uma semana.

Em relacao ao pps, antes ja faz 3 anos , nao era preciso estar a trabalhar, mas ja ouvi que mudou a forma de atribuicao.

Alguem tem casos concretos actualizados para relatar aqui???

condez wrote:
Algumas dúvidas:

1- A limitação dos 6 meses parece-me bastante incomodo. Sempre que for ao "supermercado" tenho que levar antecipadamente dinheiro comigo para pagar algo que não sei bem quanto vai custar. O mesmo se passa para compra de roupa, cinema, almoços/jantares, etc...
Haverá alguma forma de contornar essa limitação? De convencer o banco a fornecernos o cartão Laser ou algum que permita efectuar pagamentos/compras?

2- Mediante a vossa experiência, de todos os bancos referidos quais os que se apresentam como uma boa escolha? E porquê?

3- Se percebi correctamente, apenas podemos ter PPS após termos emprego. Estou certo?

Aproveito para deixar os parabens ao "machado.user" pela iniciativa.
Web hosting and domain registration
Create your website Today
www.Webclo.com

Re:Guia de Emigração 4 years ago #388

• condez
  • Fresh Member
machado.user wrote:

Para que isso aconteça é preciso:

1 - Dar ao empregador o nosso PPS number.
2 - Pedir um certificado de Tax Credits. Para isso é preciso preencher o formulário (Form 12A application for a certificate of tax credits and standard rate cut-off point), podem pedir ao empregador, ou então no seguinte site:
www.revenue.ie/forms/form12a.pdf

É recomendado tratar disto tudo antes de receberem o primeiro salário, senão é vos creditado um imposto de emergência que por sinal é bem mais puxado que o imposto normal.

Tax Credits? O Que é isto?

Os Tax Credits são descontados ao imposto bruto que têm que pagar, ou seja os impostos bruto são calculados (dependendo do que se ganha) e deduzidos ao salário bruto. Depois os Tax Credits são deduzidos ao imposto bruto dando o total de impostos que têm que pagar.
Os Tax Credits consistem em regalias que possivelmente poderemos ter direito, consoante o individuo., tal como ser solteiro, casado, incapacitado, rendas etc…

Aqui fica uma lista e do montante a que podem ter direito:

Tax allowances?

Bem os Tax Allowances também ajudam a reduzir o total de impostos a pagar ao estado, são normalmente despesas médicas, despesas de pensão, etc… só que são diferentes que os Tax Credits. Já que não são retirados ao imposto bruto, mas sim calculados perante a taxa de imposto a pagar referente ao salário.

Exemplo:
têm uma despesa médica de €200, e a taxa de imposto referente ao vosso ordenado é de 20%, €200 x 20% = €40, ou seja já pagam menos €40 de imposto.

O que pago?

Bem o imposto é retirado sobre todo o tipo de ganho da empresa, bónus, horas extras, carro da empresa, e outros benefícios.

Vamos dar um exemplo agora;

A Joana é solteira e recebe €28,000 bruto ao ano. Ela tem direito aos seguintes Tax Credits referidos no formulário 12A:

Solteira=€1,830
Empregada=€1,830
Renda= €400
Sindicato=€70
Crédito total=€4,130.

Como a Joana é solteira e recebe menos de €35,400 bruto, a taxa de imposto é de 20%:
28,000 x 20% = €5,600 de imposto bruto.

Agora os Tax Credits são deduzidos no imposto bruto, dando o montante de impostos a pagar ao ano:
€5,600 - €4,130 = €1,470

Agora é só descontar estes €1,470 ao salário bruto, e devo dizer que a joana leva um bom salário liquido.

Imposto de emergência?

Mais algumas dúvidas que gostaria de esclarecer:

1:

Solteira=1,830euros -> Por ser solteira, tem logo direito a descontar menos 1,830euros por mês?
Empregada=1,830euros -> E pelo simples facto de estar a trabalhar, desconta logo menos 1,830euros por mês?
Renda= 400euros -> Também se pode descontar a nossa renda por mês? É possível com Letting e/ou Sharing?

2:

No final deste mês, eu e a minha namorada vamos viver para a irlanda. Vamos imaginar que eu ganho 30,000euros por ano e ela 20,000euros por ano, e alugamos uma casa ou um quarto com uma renda mensal de 700euros.

Seria posível darem um exemplo de como poderia ser comnosco ao nível de Tax?

3:

Fará sentido pedir o formulário para o Tax Credits, unicamente após termos arranjado um quarto ou casa para alugar?

4:

PedroJ

Acho que vou apostar no AIB.ie;
Visto não conheço nenhum, vou acreditar que se escolheste o AIB.ie foi porque tiveste boas indicações sobre o mesmo.

Quanto a rede de telemóvel, já está escolhida: Vodafone (087)

Re:Guia de Emigração 4 years ago #389

Bom amigo, começando já pelo ponto 3, logo após teres arranjado emprego deves aderir aos tax credits, para os impostos não te levarem o dinheiro todo.

Ponto 1:

Single person=€1,830

Sim, por seres solteiro tens direito a este “desconto”, se fores casado tens direito a €3,660 por exemplo.

PAYE Tax credit=€1,830

Sim, por estares empregado, o teu patrão ira deduzir do teu salário, os impostos, este sistema é conhecido por PAYE (pay as you earn), todos os PAYE pagantes, como o caso do empregado tem direiro a um PAYE Tax credit que em 2008, são 1,830€.

Ponto 2.

Bem vamos lá então…
Supondo que tanto tu como a tua namorada, já têm PPS number, e já preencheram o certificado de Tax Credits (Form 12A) para teres direito aos Tax Credits.

Bem começando por ti, €30,000 bruto/ano.

1.

€30,000 * 20%=€6,000 impostos bruto.

2. Tax credits

Solteiro=€1,830
Empregado (PAYE) =€1,830
Renda= €140 (700 * 20% = €140 /ano)
Escusado será dizer que se tiveres a pagar €700 pelo quarto para os 2, so um de voçes é que vai buscar este valor.

Crédito total=€3,800

3. PRSI

127 * 52 = €6,640
€30,000 - €6,640 = €23,360 * 4% = €934,4
Contribuição de saúde:
€30,000 * 2% = €600

4. Calculo Final:

Impostos:
€6,000 - €3,800 = €2,200 Imposto liquido

€30,000 - €2,200 – €934,4 - €600 = €26,266 Salário liquído

abraço
Last Edit: 4 years ago by Marco Machado.

Re:Guia de Emigração 4 years ago #390

OLA
1- OS MEUS PARABENS POR ESTE GUIA DE EMIGRAÇAO Q A MEU VER ESTA MUITO BOM.
2-QUANDO CA CHEGUEI (JA LA VAO MAIS DE 2 ANOS,POR ISSO É NATURAL AS COISAS TEREM MUDADO...) ABRI CONTA NO AIB E DERAM-ME O CARTAO LASER AO FINAL DE UMA SEMANA.
3-PARA ABRIR CONTA TINHA Q TER UM DOCUMENTO DA ENTIDADE EMPREGADORA E O PPS NUMBER OU SEJA
a)primeiro arranjar casa
b)tirar o pps number
c)so depois de terem emprego abrir conta no banco

QUERO ALERTAR A TODOS Q FOI ISTO Q SE PASSOU NO MEU CASO, NAO QUERENDO COM ISTO DIZER QUE VA SUCEDER O MESMO A TODOS!

ATENÇAO Á TAXA DE EMERGENCIA!!!
COMECEI A TRABALHAR A MEIO DO MES DE SETEMBRO E SÓ COMECEI A PAGAR A TAXA DE EMERGENCIA NA PRIMEIRA SAMANA DE NOVEMBRO!!!
ESTE PAGAMENTO DUROU NO MEU CASO,DEVIDO A PAPEIS MAL PREENCHIDOS DA ENTIDADE EMPREGADORA,3 MESES!!!
  • Page:
  • 1
  • 2
Time to create page: 0.29 seconds